Chamada pública para o Programa Brasil Alfabetizado em Mesquita
quinta-feira, 30 de maio de 2013A Prefeitura Municipal de Mesquita está com inscrições abertas até 5 de junho para o preenchimento de vagas de voluntários alfabetizadores, voluntários alfabetizadores coordenadores de turmas e voluntários tradutores intérpretes de Libras no Programa Brasil Alfabetizado. A iniciativa é da secretaria municipal de Educação (SEMED).
As inscrições para os alfabetizadores serão realizadas na sede da Secretaria, localizada na Rua Aluísio Pinto de Barros, 422, Centro, das 9h às 17h. Inicialmente serão abertas 15 vagas disponíveis para voluntários Alfabetizadores e três para voluntários Alfabetizadores Coordenadores de Turmas. O preenchimento das vagas de voluntários Tradutores Intérpretes de Libras ficará sujeito às necessidades especiais de cada turma. Os cursos na cidade de Mesquita de alfabetização voluntária terão duração de oito meses e carga horária semanal de 10 horas. Os interessados podem baixar a ficha de inscrição e levá-la preenchida a Semed.
Os aprovados na seleção receberão uma bolsa-auxílio de R$ 400 mensais para o Alfabetizador e para o Tradutor Intérprete de Libras que atuam em uma turma ativa; R$ 600 mensais para o Alfabetizador e Tradutor Intérprete de Libras que atuam em duas turmas de alfabetização ativas e para os Alfabetizadores Coordenadores de cinco turmas de alfabetização ativas.
Segundo a gestora do Programa Brasil Alfabetizado de guia Mesquita, professora Elisângela Bernardes, o projeto possui o intuito de alfabetizar jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de concluir a Educação Básica, na idade considerada adequada. “Com essa ação estaremos resgatando o direito de estudar, que muitas pessoas não tiveram ao longo da vida”, conclui. O Programa possibilita que essas pessoas não alfabetizadas retornem aos estudos.
Mais informações sobre o Programa através do telefone (21) 3763-9701/3616 ou em mesquita.rj.gov.br
Fonte: Prefeitura Municipal de Mesquita


