Ciência Móvel atrai estudantes em Mesquita
quinta-feira, 18 de abril de 2013A coordenadora do projeto, Ângela Vieira, chamou atenção para a importância da ação pela forma lúdica e divertida com que a ciência é apresentada aos estudantes, através de experimentos como o girotech (um simulador de movimento utilizado para treinamento de astronautas), bicicleta na cidade de Mesquita geradora de energia, pilha humana, microscopia e a miniusina.
“As crianças manuseiam os aparelhos, geram energia com o próprio esforço, aprendem a observar que a ciência está no dia a dia de todos nós e passam a achar a matéria mais fácil, mais interessante depois de observar nossos estandes”, explicou Ângela. Já o coordenador educacional do Ciência Móvel, Marcos Soares, elogiou a estrutura montada pela prefeitura de Mesquita. “Nossa meta é levar a cultura aos locais mais distantes, torná-la acessível a todos e quando encontramos uma parceria desse nível tudo fica mais fácil”, disse.
Segundo a gerente dos anos iniciais da secretaria de Educação (Semed), Cleidimar Loriano, crianças de 22 escolas de Mesquita, no Estado do RJ, vão visitar o museu itinerante, sem falar nos estudantes das redes estadual e particular. “Estamos consolidando aqui o aprendizado passado na sala de aula. São cerca de 300 estudantes a cada hora”, citou. O secretário de Saúde, Dr. Ricardo Fried, que representou o prefeito Gelsinho Guerreiro, disse que o evento concretiza a parceria da cidade com a Fiocruz e elogiou as secretarias envolvidas no projeto. Também participaram da solenidade de abertura a subsecretaria de Educação, Áurea Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores, professor Max Cavalcante, e Rafael Eugênio, da Fiocruz.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mesquita


