Correção de fluxo escolar é realizado em Mesquita
quarta-feira, 26 de junho de 2013A Prefeitura de Mesquita, em parceria com Ministério da Educação (MEC), por meio do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), realizará até 29 de junho, na Escola Municipal Cruzeiro do Sul, o curso de correção de fluxo escolar na alfabetização, com caráter de formação, para professores da Baixada e demais estados. Essa é uma iniciativa da secretaria de Educação (Semed).
Durante cinco dias de formação serão ministrados encontros em três turnos. Entre os temas abordados estão pós-construtivismo, psicologia cognitiva, didática da matemática e aspectos psicanalíticos, antropológicos e filosóficos do aprender. O objetivo do ciclo de estudos é mobilizar professores em busca de uma forma efetiva de educar. Além de Mesquita, estiveram presentes os professores dos municípios de Araruama, Japeri, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Resende e de Espírito Santo e Porto Alegre.
A professora e Doutora Esther Pillar Grossi, organizadora e idealizadora do encontro foi quem conduziu a dinâmica, a simulação de aula-entrevista com aluno da unidade escolar e exibiu vídeo sobre a alfabetização. “A correção de fluxo consiste na realização de um trabalho de alfabetização com crianças que passaram pela escola por alguns anos sem ter alcançado a aprendizagem desejada”, explica Esther. Os professores que participam do GEEMPA são treinados para, em sala de aula, desenvolver dinâmicas de grupo e jogos pedagógicos, realizados no contraturno ou nas classes de aceleração.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mesquita


