Teste do pezinho em Mesquita
quinta-feira, 19 de setembro de 2013A Prefeitura de Mesquita, por meio da secretaria de Saúde (Semus) vem intensificando a atuação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca) no município. E um dos principais serviços prestados pelo Paismca, que funciona na Avenida União 637, Centro de Mesquita, está voltado para a saúde de bebês recém-nascidos, através da realização do teste do pezinho. Trata-se de um exame simples, feito preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida da criança e que é capaz de detectar vários tipos de doenças congênitas e hereditárias, facilitando o diagnóstico e o tratamento precoce.
O teste já pode ser feito em algumas unidades de saúde da cidade. Para isso, a secretaria de Saúde disponibiliza uma equipe de profissionais em 10 postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para atender e acompanhar os procedimentos. Também chamado de triagem neonatal, o teste consiste em furar o calcanhar da criança para obter algumas gotas de sangue que serão examinadas para detectar se o bebê tem doenças como anemia falciforme, doença hereditária que altera a formação da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte do oxigênio no sangue. Em decorrência dessa alteração, as hemácias ficam com forma de foice (daí o nome “falciforme”), o que dificulta sua locomoção e acaba lesionando tecidos e causa anemia e possíveis alterações em todos os órgãos.
Outras sete doenças detectadas graças ao teste do pezinho são a fenilcetonúria, que causa um comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança; o hipotireoidismo congênito, doença que pode levar ao retardamento mental e má formações físicas; galactosemia, mal genético que dificulta a conversão de galactose (açúcar presente no leite) em glicose. Também são detectadas no teste a glicose 6-fosfato, a hiperplasia congênita da supra-renal e a toxoplasmose. O objetivo do teste é fazer um diagnóstico precoce destas doenças, para que seu tratamento seja iniciado o quanto antes, diminuindo assim o risco de complicações.


